Destaque: Vw Fusca 1969 – Belisário Lobato

9

Iniciamos o Destaque de Maio voltando ao final da década de 60, mais precisamente ao ano de 1969, ano em que este clássico carro foi fabricado. Trata-se de um Fusca, ano 1969, carinhosamente apelidado pelo dono de Belisário.

Wagner Luiz, conhecido como Cabeça é o proprietário dessa preciosidade e está com o carro há aproximadamente 2 anos e meio. Wagner conta que comprou o carro todo original e com o passar do tempo foi deixando o carro com a sua cara, além disso a cada mês é uma coisa diferente que surge para mexer e isso ele considera um hobby.

 

Desde criança Wagner era apaixonado por Fusca e tinha como sonho ter seu Fusca baixo, mas para ele era muito complicado ter o Fusca como único carro, e no momento não tinha condição de ter mais um carro e um Fusca. Foi então que surgiu uma oportunidade de comprar o Belisário e com incentivo de sua namorada, não deixou a oportunidade passar.

Cabeça quando apresentou o recém comprado Fusca ao seu pai, o senhor Cláudio ficou de boca aberta, o elogiou, deu parabéns e o abraçou, quase chorou de emoção. Porém, mais ou menos um mês depois ele rebaixou o Belisário. E o fato ocorrido foi um tanto engraçado como conta o próprio Cabeça:

“Quando meu pai desce para garagem:

Pai: “Meu filho de Deus, desce aqui na garagem rapidinho”.
Eu: O que foi pai?
Pai: “Nossa meu filho! Pelo amor de Deus, Fusca não é carro para rebaixar, você acabou com o carro, levanta ele, por favor”.
Eu: Pai, me peça outra coisa porque isso não vai ser possível.

Foi uma decepção total para ele, mas não iria levantar o carro por nada! Risos.

Antes mesmo de ter comprado o carro Cabeça já tinha todo o projeto em mente, passava horas e horas pesquisando sobre personalizações em Fusca na Internet, sabia que não seria fácil para montá-lo mas com o incentivo de sua namorada e sonho foi se tornando realidade.

 

A suspensão do Fusca foi a modificação que deu mais dor de cabeça – como conta Wagner, foram várias tentativas até chegar aonde está hoje. Para a traseira foi feita uma peça sob medida para o carro, Cabeça buscou informações pesquisando num Fórum Gringo sobre Vw a Ar e encontrou essa peça, ela funciona como se fosse a famosa ponta de eixo, então o carro abaixou bem na Suspensão Fixa e ficou tão macio que se o carro arrancar de maneira brusca o motor chega a bater no chão. Cabeça ficou extremamente satisfeito com o resultado.

Já a suspensão dianteira, o quadro foi encurtado em mais ou menos 5cm de cada lado e instalado o Kit Sway Way Style feito pelo Sansão Campos que permite a regulagem da altura sem alterar tanto o conforto. Mas como Cabeça é alucinado com carro baixo, pediu para que Sansão montasse o Kit do jeito mais baixo que tivesse como andar. O resultado ficou perfeito, como exatamente ele queria, com a regulagem mais alta o pneu ficava rente ao paralama.

 

Acertado a altura e suspensão do Belisário, era hora de partir para o próximo upgrade que deixou o projeto ainda mais exclusivo. Cabeça não conhecia nenhuma empresa que fabricava e instalava Ragtop em Belo Horizonte-MG. Então, mandou trazer o Ragtop de São Paulo-SP e foi indicado pela fabricante em instalá-lo na empresa Target Blindagens da própria BH. O processo de instalação foi acompanhado de perto por Cabeça, durou praticamente um sábado inteiro, mas ele nos garante que valeu esperar cada minuto. “O serviço é de primeira qualidade, muito caprichoso e o acabamento fora do comum! O resultado me surpreendeu.” – comenta Cabeça.

Ainda no visual externo o Belisário está calçado com rodas dianteiras aro 15″ com tala 4,5″ e Pneus Kumho 155/60, permitindo que fique muito baixo sem que os pneus peguem nos paralamas. Já as rodas traseiras aro 15″ com tala 6,5″ e Pneus Pirelli 205/65 R15 deixando o carro com um visual ainda mais animal. O Motor original 1300L foi trocado e instalado um novo motor 1500 de Kombi para deixar o Fusca mais potente nas ruas de Belo Horizonte-MG.

 

Cabeça roda no seu Belisário sempre acompanhado de sua namorada Tatá. Ela curte carros modificados como todos nós e está sempre com ele nos Encontros e Eventos de Belo Horizonte. Podemos dizer que ela entende muito de carro modificado, as opiniões e sugestões dela fazem muita diferença para Cabeça. “Além de namorada, ela me dá assessoria e põe a mão na massa também, sem a ajuda e todo o apoio dela, não sei se o Beli estaria do jeito que está hoje, nem se ele existiria” – finaliza Cabeça.

O projeto ainda não está finalizado, upgrades serão sempre bem vindos, Cabeça tem em mente fazer todo o interior do carro mantendo os padrões originais, além de instalar um bagageiro cromado em cima da tampa do motor. Futuramente, fazer um motor a Ar Aspirado e Injetado de uns 120cv e quem sabe um dia lançar as rodas Randar 17×7. “Na verdade acho que nunca vou finalizar, carro antigo sempre tem uma peça para trocar, ajustar, reformar, isso que é o bom” – finaliza Cabeça.

 

O Arrastandos para o Cabeça não é apenas um Site, um Clube, uma Equipe, é uma Família, carros muitos bonitos e a cada encontro uma satisfação maior em participar.

Acompanhamos de perto todo o processo de personalização e modificações do Belisário, e para nós do Arrastandos é uma enorme satisfação divulgar esse tipo de matéria e ver o tanto que esse carro ficou maravilhoso. Junto com toda a STAFF Arrastandos rodamos um sábado inteiro pela região Central e Sul de Belo Horizonte, e com certeza o Belisário sempre é o centro das atenções.

 

Ficha Técnica:

Modelo e ano do carro: Fusca 1300L 1969

Aro da roda: 15×4,5 Dianteiras / 15×6,5 Traseiras.

Marca e Modelo da Roda: Originais

Marca e Medidas dos Pneus: Kumho 155/60 R15 diant. / Pirelli 205/65 R15 Tras.

Suspensão Utilizada: Regulável dianteira / FIXA Traseira

Loja onde montou: Minha casa

Cidade e Estado: Belo Horizonte-MG

Acessórios instalados no carro: Ragtop, motor 1500 de Kombi, farol de milha old school.


Arrastandos Films: Vw Fusca 1969 – Wagner Cabeça


Produção:

Texto: Fabinho®

Fotos: Leonardo Silva – www.leofoto.com.br

Filmagens e Edições: PJ Filmes – http://www.youtube.com/user/PauloJrUnocs88


Agradecimentos:

– Polícia Militar de Belo Horizonte-MG

– Agradecimento especial a STAFF dessa matéria por todo o suporte: Leonardo Silva, Paulo Júnior, Junio Menezes, Wagner Cabeça e Tatá.

– Guilherme Bitarovec

 

About author

9 comentários

  1. Sr.Burns 7 maio, 2013 at 23:34 Responder

    Cabeça,da próxima vez que passar aqui na porta de casa,DA UM JEITO DE PASSAR COM O ‘BELI’ P ME ALEGRAR…rsrsrs
    Cara,sou doido para ver esse carro de perto.

    Não desmerecendo nenhuma outra matéria,mas p mim essa foi a + FODÁSTICA de todas!

    Leo e PJ,vao se fud******** VC’s SÃO FODA!

    Cabeça e Tatá,PARABÉNS PELA JÓIA + BELA QUE VC’s TEM EM MÃOS!
    Deus conserve e abençoe!
    Abraços

  2. Zorby 13 maio, 2013 at 01:52 Responder

    bonito o fusca mas na boa não precisa visitar site gringo, o Forum Ratvolks se não tiver tudo tem quase tudo sobre fusca, suspensão, motor etc.. é bonito mais da pra baixa mais!

  3. FREDIN BAETA 22 outubro, 2013 at 02:22 Responder

    EU QUE ENSINEI ESSE GAROTO O LADO BOM DA VIDA OLD BEETLE! PARABENS CABEÇA!

    OBS: NÃO PRECISA NEM FALAR A UNICA COISA QUE FALTOU!! VOU TER QUE TE DAR DE PRESENTE TO VENDO ISSO, AKAKAKKAKAKAKAKKA
    PARABÉNS MEU CAMARADA!!

  4. Marcus Vinicius 17 julho, 2014 at 08:48 Responder

    Cara, me responde uma coisa, eu também possuo um Fusca 68 e gostaria de trocar os pneus do meu carro. Você disse que também usa o 155/60 na frente? Mas esse pneu 155/60 não é muito fino? Tipo, seria mais fino do que o pneu original do meu Fusca que é o Goodyear Kelly Metric Radial 165/70 que já é muito fino. Ficou bom esse Kumho no seu carro?

Post a new comment

Ford Fusion SEL

Foto enviada pelo site dessa linda barca que desfila com muito estilo pelas ruas de Sorocaba-SP. Fusion, modelo SEL 2.3, com teto solar, top de ...