Destaque: Vw Gol GTi 2.0 16v Turbo

11

Fábio Soares conhecido por alguns amigos como “Fabinho” é o proprietário desse belo exemplar de Gol GTi 2.0 16v ano 97/98, na cor azul glass.  Fabinho sempre foi  entusiasta por veículos da marca Volkswagen , onde seu primeiro carro foi um Gol CLi (Bolinha) e logo após um Gol GTS Turbo. Mas o sonho do jovem sempre foi  ter um Gol GTi (Bolinha) equipado com o famoso capô bolha, mecânica 2.0 16v e os clássicos Bancos Recaro.  

A procura por esse carro foi intensa e trabalhosa, começou no ano de 2009, encontrar um carro esportivo da década de 90, com cerca de 11 anos de uso foi uma tarefa difícil. Fabinho nos contou que olhou três Gol’s GTi 2.0 16v em Belo Horizonte-MG, antes de comprar o seu atual. Dois desses carros não foi aprovado pelo seu mecânico, já o terceiro carro estava bom, na cor vermelho dakar, mas ele acabou perdendo a oportunidade de fechar o negócio.  “Já estava desistindo de comprar o carro aqui em BH, comecei a olhar carros nos estados de São Paulo e no Paraná, olhei até passagem para comprar” – comenta Fabinho.  

Em Novembro do ano de 2009, depois de várias conversas com os amigos sobre a procura desse modelo de carro, Fabinho acabou encontrando seu atual carro por indicação de um amigo em Belo Horizonte-MG. Carro aprovado pelo seu mecânico, valor acertado com o vendedor , veículo adquirido e o seu sonho  estava apenas começando.

O carro já estava com Suspensão de Rosca e rodas aro 15″ originais do carro (modelo bananão). A suspensão não estava do seu agrado, e o primeiro “up” feito no carro foi a troca da Suspensão de Rosca que estava muito dura, por uma nova Suspensão Fixa com amortecedores e molas preparados para rodar macio na altura que ele curte. Como seu carro foi montado na pegada performance, ele optou montar o carro numa altura mais sociável para aproveitar toda a cavalaria de seu motor.

 

Acertando a Suspensão, o próximo Upgrade foi destinado ao motor, o carro recebeu uma receita Aspro Light com escapamento direto, filtro esportivo, remapeamento da injeção com Fueltech Race Pro1F1 , barras anti-torção superior e inferior, além da troca de alimentação do combustível (de gasolina para álcool). O carro que vem com 155cv original de fábrica, após essas mudanças renderam em média de 15cv a 20cv. Passando de 155cv para aproximadamente 175cv , deixando muito carro turbo original de fábrica para trás.

Em 2009, o próximo upgrade foram a troca das rodas aro 15” por rodas aro 17”.  Fabinho sempre foi  muito detalhista, entusiasta  ao extremo por peças originais de fábrica, em seu carro não entra peça paralela,  ele não trocaria as rodas aro 15” originais por rodas réplicas. Sendo assim, a dúvida ficou entre as rodas aro 16” BBS Montreal que equipam o Golf GTi “Sapão” e a clássica roda Long Beach aro 17” que equipa o raríssimo Golf GTi VR6 “Sapão”, no qual foram fabricados apenas 100 unidades no Brasil.

Fabinho conseguiu encontrar as rodas Long Beach aro 17” em Brasília-DF por intermédio de um amigo, e foi direto em Brasília para arrematá-las. Após a compra das rodas,  foi necessário fazer um trabalho nos cubos do veículo através de prisioneiros para montar as rodas 5×100, em seu veículo que possui furação 4×100.

O próximo passo seria iniciar o projeto do Gol GTi 2.0 16v Turbo.  Fabinho após muita pesquisa em internet,  fóruns, bate-papos entre amigos, decidiu que não iria comprar o Kit Turbo “Padaria” (montado) para seu carro. Como esse carro é um modelo específica e tem uma mecânica 2.0 16v robusta, ele foi comprando as peças separadas do Kit para conseguir extrair maior performance, qualidade e durabilidade de todo o conjunto.  Na primeira compra veio a Turbina Holset HX-40, logo após o coletor tubular em inox da 4D Garage e assim foi levando e guardando as peças debaixo da cama até o mês de Dezembro de 2015,  quando terminou de comprar todas as peças de performance. 

O processo para turbinar o GTi 2.0 16v foi um pouco complexo,  pois muitas peças e alguns trabalhos foram feitos sob medidas para o carro, como a pressurização toda em inox, assim como o escapamento. Fabinho contou muito com o apoio de seus amigos do grupo de WhatsApp que ele participa “Brothers GTi 16v”, grupo destinado exclusivamente a proprietários de veículos GTi 16v.  “Eles me ajudaram bastante nesta etapa do projeto, levava tudo mastigado para meu mecânico com o suporte dos brothers GTi 16v” – conta Fabinho.

O carro ficou pronto na véspera de um evento de Volkswagen “Vw Bruder Treffen 2016” que aconteceu na cidade de Belo Vale-MG, o acerto do carro nem estava 100% mas Fabinho e seus amigos já estavam ansiosos para colocar o carro na estrada. O carro no evento chamou bastante atenção tanto pelo talento da lata, os acessórios OEM+ do veículo, além do belíssimo motor 2.0 16v Turbo. Para quem é amante da marca Volkswagen sabe bem a fama deste motor.

Fabinho já teve seu carro registrado por nossas lentes em Março de 2012, quando seu GTi estava na fase aspirada e rodas Long Beach 17″(clique aqui para ver as fotos). Havíamos prometido contar a história completa do seu veículo logo após ele concluir o projeto do seu Gol GTi 16v Turbo. Sabe-se que projeto em carro turbo nunca tem fim, sempre tem uma coisa nova pra trocar, mas como promessa é dívida, estamos pagando nossa promessa. 

Nós da Arrastandos, tivemos a honra de dirigir o GTi 16v, tanto na fase aspirada que foi sensacional, quanto na fase Turbo que foi animal. Pode-se dizer que foi o melhor carro turbo que já andamos. O carro anda normal igual um carro original dos 1000rpm até os 3000rpm, mas quando passa dos 3000rpm o bagulho fica sério, é animal!!!

Finalizando a matéria, gostaríamos de parabenizar o Fabinho dono do GTi pelo extremo bom gosto em todo o projeto do seu veículo. O carro é realmente impecável e nos mínimos detalhes, tanto na parte de lataria, conjunto rodas, pneus, suspensão, acessórios oem+, performance e estética. Enfim, o carro nota 1000. Agradecemos também o Fabinho por escolher nós da Arrastandos para contar um pouco da história do seu Gol GTi 16v nestes últimos 11 anos, conte sempre com a gente. #TamoJunto

Video:

 

EM BREVE!

 

Ficha Técnica:

Marca/Modelo do Carro: Vw Gol GTi 16v 97/98
Motor: 2.0 16v Turbo
Aro da Roda: 17″
Marca e Modelo das Rodas: Originais Long Beach 5×100
Suspensão Utilizada: FIXA
Modificações interior: Banco Recaro do Gol GTi 96, Cintos de Segurança do Gol GTi Concept, Coluna de instrumentos
Modificações Motor: Motor Turbo Forjado, Coletor Tubular Inox, Pressurização e escapamento em Inox, Embreagem Cerâmica, Turbina Holset HX 40, Fueltech Race Pro.

 

Produção:

Fotos: Fabinho Arrastandos

Texto: Fabinho Arrastandos

 

 

About author

11 comentários

    • Fábio 22 março, 2017 at 21:23 Responder

      Amigo, não temos mais clube.
      Arrastandos agora é somente um site de carros rebaixados.
      O clube e os eventos da Arrastandos não fazemos mais.

  1. Netinho 22 abril, 2017 at 13:28 Responder

    Boa tarde, sabe dizer se o Fabinho está vendendo este carro? Ele está anunciado no OLX! Tenho interesse no carro, mas o anúncio está como sendo 96 e o nome dos anunciantes é diferente.

      • Vinícius 3 maio, 2017 at 16:41 Responder

        Vii tmb o anúncio ele ta pedindo 9 mil aí vi que a foto q ele me mando e dos arrastando e vim aqui procura esse gol e ver se é verdade mesmo mais pelo jeito é lero dele denúncia lá na Olx eles tão anúnciando carros q. Não só deles eu mesmo falei q o carro não era dele ele até me bloqueou

        • Fábio 10 maio, 2017 at 11:54 Responder

          Pois é amigo,
          Denunciamos o anúncio fake desse Gol, e a OLX retirou o anúncio depois de alguns dias.
          Pessoal que quiser comprar carro pelo OLX, tem que ficar atento com anúncios de veículos tops com preços baratos.
          Fiquem atentos.

  2. Ricardo Leite 3 junho, 2017 at 16:05 Responder

    Mano , trabalho em uma loja de tintas aqui em curitiba , procurei no catalogo da Lazzuril esse ” Azul Glass ” e não encontrei , não seria o Azul imperial perolizado ? Excelente carro amigo , parabéns!!

Post a new comment

Chevrolet Monza Tubarão

Novas fotos desse belo Monzinha GL que desfila pelas ruas de Contagem-MG. Sempre no trato total, sem film, Full Xenon e agora com novos sapatos ...